Sobre nós
Em 1992 o Bairro Santa Mônica presenciou a construção do que seria uma referência do ensino municipal de Uberlândia.
E em Janeiro de 1993, Maria Elita foi convidada para ser a primeira diretora de uma grande obra da Prefeitura de Uberlândia, situada à Avenida Salomão Abraão nº1540: a
E em Janeiro de 1993, Maria Elita foi convidada para ser a primeira diretora de uma grande obra da Prefeitura de Uberlândia, situada à Avenida Salomão Abraão nº1540: a
A
partir daí, supervisoras, professores e clientelas das escolas
municipais do bairro Santa Mônica como: E.M.A. Do Bairro Santa Mônica e o
EJA Carmelita; foram automaticamente enviadas para a escola nova, uma
vez que estavam em casas alugadas e/ou em locais inadequados.
No início de fevereiro de 1993 muitos professores juntamente com alguns oficiais aministrativos fizeram mais de 1500 matrículas dos alunos de pré a quarta série. Todos trabalhando na organização da estrutura e funcionamento da escola, mesmo com a construção ainda em andamento.
Em 17/02/1993 as aulas tiveram início, mesmo com a escola em obras, professores chegando e sem nenhum mobiliário.
Em 05/08/1993 a Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa foi inaugurada para atender turmas de pré a 4ª séries, sob a direção de Maria Elita e Edna Ferreira. Possuindo um quadro de 150 funcionários, 18 salas de aula para os turnos manhã/tarde e 12 para a noite. Já tendo 1 sala para ensino alternativo (objetivnado atender as crianças portadoras de necessidades especiais com problemas de aprendizagem), projeto de dança e biblioteca infantil; onde os primeiros livros de literatura e didática foram conseguidos através de doações feitas por editoras. E como eram poucos exemplares, foi elaborada uma estratégia de uso dos mesmos através de projetos, sendo um para cada título.
Neste mesmo ano, a escola fez da parceria entre os projetos de Artes e Educação Física como uma saída para a falta de materiais; uma vez que basicamente utilizavam sucatas para elaborarem junto com os alunos: jogos, instrumentos musicais e outros. Estes projetos que trabalhavam e utilizavam cotidianamente a criatividade dos alunos, acabaram criando um senso de responsabilidade dos mesmos para com a escola.
No ano seguinte, 1994, começaram a chegar os materiais e mobiliários enviados pela Prefeitura. E foram montadas a videoteca e sala de jogos de sucata. Mas diminuiu a quantidade de turmas de pré-escolar para poder dar lugar a três 5ª séries.
Em 1995 a escola passou a atender somente de 1ª à 6ª séries; para a partir de 1996 passar, gradativamente, a atender as séries iniciais nos anexos I e II. Hoje, no período da manhã, são atendidos alunos de 4ª a 8ª na sede e as demais séries iniciais nos anexos. No período da tarde, a sede atende turmas de 2ª a 5ª séries e as demais nos anexos.
Neste mesmo ano, Marta Fontoura cria o Coral da Escola, com o objetivo de trabalhar a auto-estima e o senso de responsabilidade social de alunos com histórico de desajustes.
A escola recebeu este nome em homenagem ao Dr.Domingos Pimentel de Ulhôa, que lecionou no Colégio Estadual de Uberlândia por 30 anos e trabalhou para a implantação da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia , sendo o primeiro diretor. Para em 1970 tornar-se reitor da UFU. Domingos Pimentel de Ulhôa viveu 84 anos dedicados ao magistério, a medicina e à poesia.
No início de fevereiro de 1993 muitos professores juntamente com alguns oficiais aministrativos fizeram mais de 1500 matrículas dos alunos de pré a quarta série. Todos trabalhando na organização da estrutura e funcionamento da escola, mesmo com a construção ainda em andamento.
Em 17/02/1993 as aulas tiveram início, mesmo com a escola em obras, professores chegando e sem nenhum mobiliário.
Em 05/08/1993 a Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa foi inaugurada para atender turmas de pré a 4ª séries, sob a direção de Maria Elita e Edna Ferreira. Possuindo um quadro de 150 funcionários, 18 salas de aula para os turnos manhã/tarde e 12 para a noite. Já tendo 1 sala para ensino alternativo (objetivnado atender as crianças portadoras de necessidades especiais com problemas de aprendizagem), projeto de dança e biblioteca infantil; onde os primeiros livros de literatura e didática foram conseguidos através de doações feitas por editoras. E como eram poucos exemplares, foi elaborada uma estratégia de uso dos mesmos através de projetos, sendo um para cada título.
Neste mesmo ano, a escola fez da parceria entre os projetos de Artes e Educação Física como uma saída para a falta de materiais; uma vez que basicamente utilizavam sucatas para elaborarem junto com os alunos: jogos, instrumentos musicais e outros. Estes projetos que trabalhavam e utilizavam cotidianamente a criatividade dos alunos, acabaram criando um senso de responsabilidade dos mesmos para com a escola.
No ano seguinte, 1994, começaram a chegar os materiais e mobiliários enviados pela Prefeitura. E foram montadas a videoteca e sala de jogos de sucata. Mas diminuiu a quantidade de turmas de pré-escolar para poder dar lugar a três 5ª séries.
Em 1995 a escola passou a atender somente de 1ª à 6ª séries; para a partir de 1996 passar, gradativamente, a atender as séries iniciais nos anexos I e II. Hoje, no período da manhã, são atendidos alunos de 4ª a 8ª na sede e as demais séries iniciais nos anexos. No período da tarde, a sede atende turmas de 2ª a 5ª séries e as demais nos anexos.
Neste mesmo ano, Marta Fontoura cria o Coral da Escola, com o objetivo de trabalhar a auto-estima e o senso de responsabilidade social de alunos com histórico de desajustes.
A escola recebeu este nome em homenagem ao Dr.Domingos Pimentel de Ulhôa, que lecionou no Colégio Estadual de Uberlândia por 30 anos e trabalhou para a implantação da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia , sendo o primeiro diretor. Para em 1970 tornar-se reitor da UFU. Domingos Pimentel de Ulhôa viveu 84 anos dedicados ao magistério, a medicina e à poesia.
Ainda
em 95, foi criada a Horta Hidropônica com doações de materiais feitas
pela comunidade. Com isso, tudo o que era produzido passou a ser
consumido pela própria e escola e o excesso era vendido entre os
funcionários.
Foi implantado o Laboratório de Informática, no ano de 2008, objetivando complementar o acervo cultural e pedagógico de nossos alunos.
As instalações físicas da escola passaram por transformações visando adequações tanto administrativas quanto pedagógicas, como cobertura da quadra, extinção do parque infantil, construção de sala de dança e laboratório de informática.
Foi implantado o Laboratório de Informática, no ano de 2008, objetivando complementar o acervo cultural e pedagógico de nossos alunos.
As instalações físicas da escola passaram por transformações visando adequações tanto administrativas quanto pedagógicas, como cobertura da quadra, extinção do parque infantil, construção de sala de dança e laboratório de informática.